quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como se vivia antigamente








Tópico nº1- Como eram as casas e como eram iluminadas

As casas eram feitas com paredes de barro e pedra (taipa). As paredes eram grossas, o telhado não tinha placa. Alguns tinham as telhas à mostra, outros eram forrados de canas ou de madeira. O chão era de terra batida e quem tinha mais posses mandava cimentar. As paredes eram caiadas ou pintadas com cré. Por dentro muitas não tinham paredes e eram divididas por serapilheiras caiadas. As portas dessas divisões eram tapadas com cortinas de chita. Não havia água canalizada e a maioria das casas não tinham casa-de-banho. As pessoas faziam as necessidades na rua e de noite utilizavam o bacio. As casas do campo tinham grandes lareiras. As casas primeiro eram iluminadas com candeias ou lamparinas de azeite e mais tarde com candeeiros a petróleo e também velas de cera.

Tópico nº2- Quais as principais profissões de homens e mulheres (algumas já nem existem)

A maior parte das pessoas trabalhava no campo, a mondar o trigo e a cevada (mondadeiras) e a ceifar (ceifeiras). Lavravam a terra com a charrua puxada por juntas de bois ou vacas. Os homens e as mulheres que trabalhavam no campo trabalhavam de sol a sol. Havia as lavadeiras que, de joelhos lavavam em cima de pedras, nos barrancos, as roupas das pessoas mais ricas e outras cosiam as roupas (costureiras). Algumas cuidavam dos filhos das pessoas ricas, chegando as que também tinham filhos pequenos a amamentar os filhos das patroas (amas-de-leite). Havia as criadas de servir que trabalhavam nas casas dos lavradores e das pessoas ricas. Outras profissões que desapareceram ou quase não se encontram são: o ardina (que vendia os jornais), a varina, o fotógrafo à lá minute, o moço de fretes, o aguadeiro (a), (pessoa que distribuía água pelas mondadeiras ou ceifeiras, enquanto elas trabalhavam), o moleiro, o ferreiro (que fazia todo o tipo de alfaias e colocava ferraduras nos animais), o abegão (que fazia as carroças), os guardadores de gado, o almocreve (homem que tomava conta de parcelas de terreno de um lavrador), as costureiras e os alfaiates, o sapateiro e o amola tesouras.

Tópico nº3- As roupas: como eram e onde as arranjavam

As roupas eram dos seguintes tecidos: chita, fioco, organdim, riscado, saragoça, sarjado e cotim. As roupas de vestir eram feitas nas costureiras ou nos alfaiates. Havia mais costureiras de roupas de mulher, mas também havia algumas que faziam roupa de homem. Os alfaiates só faziam roupa para homem. As roupas interiores eram feitas em casa. As mulheres usavam vestidos e saias com muita roda e compridos, porque não se podia mostrar os joelhos. Na cabeça usavam um lenço e poucas usavam mangas curtas ou blusas sem mangas. Também não se podia andar sem meias. Os homens usavam jaquetas e coletes. As pessoas compravam os tecidos a metro nas lojas e quem sabia fazia a sua própria roupa, quem não sabia mandava fazer. A maioria das pessoas só tinha duas mudas de roupa, para andar no dia-a-dia e uma para os domingos. Por vezes tinham que ficar deitados à espera que a roupa secasse, porque não tinham mais nenhuma. Também era hábito as roupas passarem de irmão para irmão. Muitas pessoas, principalmente as crianças andavam descalços. As meninas normalmente usavam vestidinhos de chita e os meninos calções de cotim e camisas de riscado.

Tópico nº4- Onde faziam as compras

Faziam as compras nas feiras e mercados, nas tabernas e mercearias onde se vendia de tudo um pouco e em pequenas quantidades. Podia-se comprar tudo a peso, o açúcar, o arroz, a farinha,… A feira mais importante era a de S.Pedro. Nesse dia deixavam de trabalhar e era rara a pessoa que não tinha um vestido novo (mesmo que fosse dado e já usado), para vestir. Era um dia de festa!

Tópico nº5- Como passavam os serões

No Inverno passavam os serões à lareira a contar histórias e adivinhas, a jogar às cartas e a ouvir telefonia (rádio). Os homens por vezes iam à taberna e as mulheres ficavam em casa com os filhos. Os serões eram pequenos porque não podiam gastar muito petróleo com os candeeiros e também porque tinham que se levantar cedo para ir trabalhar.

Tópico nº6- Onde iam quando não trabalhavam

As mulheres, a maior parte das vezes ficavam em casa a fazer malha ou a costurar, ou iam a casa das vizinhas. Quando estava bom tempo as mulheres juntavam-se na rua a conversar e levavam a malha, os bordados ou a costura para fazer. Os homens juntavam-se nas tabernas a cantar, a jogar à malha, ao palito ou às cartas. Também costumavam passear pelos campos.

Tópico nº7- Como se divertiam

Antigamente havia colectividades onde as pessoas se juntavam à noite para ouvir rádio, ler jornais e mais tarde ver televisão. Também jogavam alguns jogos como: Dominó, Damas e Cartas. Em alturas especiais, nessas colectividades realizavam-se bailes onde havia concursos de dança. Também se divertiam indo a feiras e mercados e algumas festas. No Verão iam à praia em carroças puxadas por burros. Iam de manhãzinha, levavam o farnel e voltavam quase à noite.

Também durante o trabalho cantavam e à hora do almoço dançavam ao som de realejo. As crianças também tinham várias brincadeiras. Os rapazes jogavam ao pião, ao berlinde e à malha. As meninas mais pequenas brincavam com bonecas de trapo, com cabelos feitos de barbas de milho e palha. Os meninos mais pequenos brincavam com carrinhos feitos de madeira, de cortiça e arame. Depois havia outros jogos que davam para rapazes e raparigas: jogo do saco, do jangro, do carolino e da calha.

Tópico nº8- Como se deslocavam em pequenas ou grandes distâncias

Em pequenas distâncias deslocavam-se a pé. Em maiores distâncias deslocavam-se de carroça puxadas por mulas, cavalos ou bois, ou iam de burro. Só para distâncias muito grandes é que iam na camioneta da carreira (autocarro). Alguns tinham bicicletas a pedal. Muitas pessoas morriam sem ter ido a Lisboa e até mesmo a Santiago do Cacém.

Tópico nº9- Como se sabiam as notícias do que se passava no país e no mundo

As notícias sabiam-se através da telefonia e dos jornais e passavam de boca em boca, já que poucas pessoas tinham rádio e poucos sabiam ler.

Outras curiosidades:

Antigamente as mulheres tinham os filhos em casa. Os partos eram feitos por senhoras a que chamavam “curiosas” ajudadas pelas mulheres da família. Por esse motivo morriam muitos bebés.

A alimentação era muito diferente do que é hoje. Os alimentos eram cozinhados em panelas de barro ou de ferro, em lume de chão. A alimentação era à base de feijão, grão, batatas, sopas de pão, papas e pouca carne. Só costumavam comer carne em dias de festa. Comiam peixe pouca vez. Nas famílias maiores, dividia-se uma sardinha por duas pessoas. O pão era amassado à mão, em alguidares de barro e depois cozido em forno de lenha.

Nesse tempo era habitual os vizinhos se juntarem na “matança do porco”. Era um dia de festa. A carne depois era salgada e da gordura fazia-se manteiga (banha).

Antigamente não havia água canalizada, as mulheres tinham que ir buscar água aos poços em cântaras que levavam à cabeça ou ao quadril.

Muitas crianças nem iam à escola e dos que iam, a maior parte só andava na escola até à quarta classe e depois começavam logo a trabalhar.

Os candeeiros da rua eram acesos com um ferro alto que tinha na ponta uma tocha acesa, feita de pano e molhada em álcool. Eram candeeiros de azeite.

Os ferros de passar a roupa eram aquecidos com brasas da lareira.

As poucas crianças que iam à escola não tinham material escolar. Tinham apenas uma pedra de ardósia, onde faziam as suas tarefas.



Trabalho colectivo realizado pelos alunos do 4ºano da EB1/JI de Cercal do Alentejo

Este trabalho é uma compilação dos trabalhos realizados pelos alunos da turma, os quais contaram com a colaboração das famílias. Os alunos fizeram entrevistas aos avós e outras pessoas idosas. Foi um trabalho que suscitou bastante interesse.

28 comentários:

  1. Bom trabalho da professora

    ResponderEliminar
  2. Um bom trabalho dos alunos, dos pais, de alguns avós e de outras pessoas que nele participaram dando o seu testemunho de como se vivia antigamente. Sem todo esse apoio, este trabalho não teria sido possível. Um obrigado a todos.

    ResponderEliminar
  3. estes trabalhos sao espectaculares estao ai uns artistas de primeira

    ResponderEliminar
  4. este trabaLHO MOSTROU QUE QUEM ARRANJOU ESTA EXCELENTE PROFESSORA TEM UNS ALUNOS MUITO CRIATIVOS

    ResponderEliminar
  5. Obrigada.
    NOS TIVEMOS MUITO TRABALHINHO EM ARRANJAR ESTAS FOTOGRAFIAS.
    PAIS, AVOS, PROFESSORA LUISA E TODOS OS QUE NOS AJUDARAM UM OOOOOBBBRRRRRRRIIIIIIIGGGGGAAAAAAAADDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

    (UM OBRIGADA A TODOS!)

    Professora eu vou ter muitas saudades suas.
    Muitos beijinhos da Maria Belchior.

    Apoiou-nos imenso!

    Mas depois tem de aparecer lá na escola EB 2/3.
    Nem que seja so de passagem.

    Visite-nos!

    Um enorme dos grandes maiores beijinhos do mundo paraa nossa turma toda!

    ResponderEliminar
  6. Não sabia muitas destas coisas ajudou muito isto Bjs

    ResponderEliminar
  7. acho que o trabalho está muito giro,mas podiam ter posto como é que as pessoas se vestiam antigamente para ir à cidade...

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que o trabalho esta muito giro, mas nao consegui lelo todo.
    essa MARIA BELCHIOR esta a mentir, desertesa que nao é RAY CYRUS, sao os dois últimos nomes do pai de Miley Cyrus.
    QUE MENTIROSA. irra

    ResponderEliminar
  9. vcs deviam melhora nas suas coisas

    ResponderEliminar
  10. esse site nao me ajudo em nada

    ResponderEliminar
  11. muito emgraçado e muito bem feito parabéns

    ResponderEliminar
  12. esta mto bem feito me ajudo em mtas coisas fkaram pks duvidas obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
  13. antiganente os povos ricos gostava de nautratar os povos bobre

    ResponderEliminar
  14. as pessoas de antigamente cuidava da agua

    ResponderEliminar
  15. Amei muito bom, vale a pena ler.. Amanda.

    ResponderEliminar
  16. Nossa amei o texto, muito bom! Vou usar ele no trabalho do meu irmão... Bjus.. e valeu para o autor ele(a) merece!

    ResponderEliminar
  17. antigamente o povo sadie nao adoecia como hije

    ResponderEliminar
  18. adorei, me ajudou muito no meu trabalho!bjjs

    ResponderEliminar
  19. kxnhanx nxz n sn dn asnxjnajnjendsnjasnhdhhawdjjnans n dnwjndjsndjanjwd blabla bla que tediobla la que tedio

    ResponderEliminar
  20. que tempo horrivel, na epoca da escravatura era bem pior, muitos morriam de doenças que hoje é simples de tratar, as pessoas não eram muito higienicas não lavavam as mãos para comer e muitas vezes comiam com a mão e banho era raro, sem contar piolhos pulgas e percevejos que infestavam as casas e colchoes de palha. sexo era proibido falar e um escandalo total garota ficar gravida solteira. as pessoas eram bobas tacanhas e analfabetas a maioria. hoje a gente tem uma gama de tecnologia, material de estudo e informação e uma variedades de roupas e sapatos e meio de locomoçao e ainda reclamão

    ResponderEliminar
  21. Trabalho muito bem elaborado, parabéns. É bom que se deem a conhecer as vivências de outros tempos, não tão distantes assim….….Recordo-me da sardinha dividida ao meio, que sabia mesmo bem. Hoje comem-se cinco e seis, mas não têm o mesmo sabor. Saudosismo, talvez…., outros tempos. Pecava-se por defeito, hoje peca-se poe excesso. Outros tempos, outras vidas. Recordo-me duma menina, a Rosalina, que costumava brincar comigo. De vez em quando deixava de aparecer. Um dia fui a casa dela, pensando que poderia estar doente. Fui encontra-la na cama, mas à espera que o vestido secasse, e disse, "a minha mãe vai pô-lo à fogueira (próxima da fogueira), para secar mais depressa". Era vulgar isto acontecer, no inverno havia muita humidade. Viam-se as peças a fumegar. "chega mais atrás, que se pode queimar". Outros tempos, outras vidas...

    ResponderEliminar